As cicatrizes são sinais visíveis que permanecem após algum processo cirúrgico e também como sequelas de traumas, acidentes ou queimaduras. Estes sinais são permanentes e se modificam com o decorrer do tempo.
Alguns pacientes têm uma boa evolução neste processo e a cicatriz pode até mesmo se tornar imperceptível com o passar do tempo. Outros, entretanto, podem ter uma evolução desfavorável e apresentar tendência à cicatrização inestética (quelóides e cicatriz hipertrófica).
Alguns recursos clínicos e também a cirurgia para correção de cicatrizes permitem que estas cicatrizes inestéticas sejam melhoradas, a fim de se proporcionar um resultado estético mais favorável.
Cirurgia:
A cirurgia é realizada sob anestesia local e o tempo de duração depende da extensão da cicatriz que será corrigida. O paciente recebe alta logo após o procedimento.
Perguntas
Frequentes
-
Quais são os cuidados com o pós operatório?
Siga exatamente as informações fornecidas pelo médico para evitar cicatrizes, inflamações, inchaços, assim conseguindo uma recuperação mais rápida e confortável. É importante também seguir algumas recomendações gerais:
- Repousar é fundamental;
- De acordo com o procedimento efeito alguns movimentos podem ter restrições, pergunte ao seu médico qual movimento você pode ou não realizar;
- Priorize uma alimentação leve e natural;
- Sempre que indicado usar modelador;
- Realizar drenagem linfática para eliminar inchaços e possíveis hematomas;
- Os curativos devem ser trocados de acordo com as prescrições do médico;
-
Quais são os cuidados com o pré-operatório?
Antes de efetuar qualquer cirurgia é fundamenta estar com o corpo preparado para que o procedimento e a recuperação alcancem o resultado esperado. Também é muito importante esclarecer todas as informações com o médico.
Além das recomendações referentes ao procedimento escolhido que irá realizar, as listadas abaixo devem ser levadas em consideração sempre:
- Informar o médico no caso de alguma infecção ou gripe, nestes casos geralmente a cirurgia é adiada para uma recuperação completa do organismo;
- Não ingira comidas muito pesadas na véspera da cirurgia, evite ao máximo ingerir bebidas alcoólicas e fumar;
- 15 dias antes da cirurgia é fundamental cessar o uso de todo e qualquer medicamento a base de ácido acetil-salicílico (AAS, Aspirina, Bufferin, Melhoral), evitar diuréticos e medicamentos de efeito anticoagulante.
- Para eliminar impurezas aconselhamos fazer drenagem linfática;