A Toxina Botulínica irá corrigir minhas rugas? Posso aplicá-la para aumentar os lábios? Consigo mudar meu maxilar? Minha sobrancelha pode ser levantada? Deixa a expressão muito artificial? Essas e outras perguntas são frequentes em meu consultório.

Hoje em dia, a aplicação da toxina botulínica é o procedimento estético mais realizado no Brasil. A fama não é à toa, tendo em vista que ela é uma excelente solução para prevenir as linhas de expressão e tratar as já existentes. O procedimento devolve ao rosto um aspecto mais descansado e jovem e é capaz de fazer você se sentir muito melhor com a sua própria aparência.

Muitas vezes, nossa face não reflete a idade que realmente temos ou sentimos ter. Isso pode acontecer em decorrência de diversos fatores, como a genética ou o estilo de vida.

Se você deseja dar um up na sua autoestima, a Toxina Botulínica pode ser uma ótima pedida. Preparei esse artigo para esclarecer as principais dúvidas sobre o procedimento, continue acompanhando!



Toxina Botulínica para o rosto é o mesmo que preenchimento?


Apesar desses dois procedimentos estéticos serem muito usados em conjunto para amenizar os sinais do envelhecimento (entre outras funções), eles não são a mesma coisa e têm naturezas bem diferentes.

O Botox é um dos nomes comerciais da toxina botulínica, produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ele causa a paralisação dos músculos da face em pontos estratégicos. Com isso, a pele não vinca mais e a aparência das rugas diminui bastante.

Já o preenchimento consiste na aplicação do ácido hialurônico, uma substância que existe naturalmente em nosso organismo. Ele é usado para preencher tanto as rugas mais profundas, como o “bigode chinês”, quanto os espaços que vão perdendo a gordura e o viço naturais com o tempo, como as maçãs do rosto e as olheiras.



Qualquer ruga pode ser tratada com Botox?


Não. O Botox para o rosto é usado para tratar as rugas dinâmicas que surgem quando fazemos uma expressão facial (como os pés de galinha e as linhas da testa). Nesse caso, o tratamento tem seu mecanismo baseado na paralisação do músculo.

Assim sendo, a toxina botulínica não é indicada para tratar as rugas estáticas, ou seja, os sulcos permanentes que aparecem independentemente da expressão facial, como o bigode chinês. Para esse tipo de ruga, o preenchimento é uma opção mais interessante.



Quanto tempo leva para o Botox dar resultado?


Os resultados começam a aparecer dentro de 48 a 72 horas e atingem seu potencial máximo em cerca de duas semanas.

É muito importante evitar ficar de cabeça baixa logo depois da aplicação, não forçar os músculos faciais e não fazer caretas pelo menos na primeira semana. Isso vai contribuir para um melhor resultado do procedimento e evitar possíveis problemas.



O efeito do Botox dura em média quanto tempo?


O Botox tem efeito temporário, como a maioria dos procedimentos estéticos. Nas mulheres, a suavização das rugas dura por cerca de 4 a 6 meses. Enquanto nos homens, que têm uma musculatura mais firme, o efeito costuma permanecer por até 4 meses.

Isso também depende das áreas aplicadas e da força das suas expressões faciais. As pessoas que costumam ser mais expressivas podem perder o efeito da toxina mais rápido do que aquelas que fazem menos movimentos, principalmente na testa e entre as sobrancelhas, onde a musculatura é mais forte.



O procedimento pode me deixar sem expressão?


Quando o Botox é feito por um médico especializado, isso não vai acontecer. A toxina botulínica é aplicada apenas no músculo responsável por formar a ruga, deixando um efeito rejuvenescedor bastante natural.

O congelamento das expressões pode ser feito se isso for solicitado pelo paciente, de forma que se deve aplicar uma dose maior para paralisar totalmente os movimentos. Entretanto, a maioria das pessoas busca um resultado mais discreto.



Posso aumentar os lábios com o Botox?


Não, esse tratamento estético não oferece esse efeito. A reposição ou o aumento do volume dos lábios ou de outras regiões, como as maçãs do rosto, o maxilar e as mãos, podem ser feitos com o preenchimento, mas não com o Botox. Porém, problemas como sorriso gengival podem ser solucionados ou atenuados com a aplicação da toxina.



Devo me afastar do trabalho após aplicar Botox no rosto?


Não é necessário se afastar das atividades laborais, de modo que a volta ao trabalho é imediata. O procedimento é bem rápido e costuma ser feito no consultório do profissional sem a necessidade de muita preparação prévia.

Entretanto, é importante que o paciente não tome sol e evite fazer exercícios e esforços físicos, massagear o local, deitar-se ou permanecer com a cabeça baixa pelo menos nas quatro horas seguintes à aplicação.



O procedimento pode ser utilizado para arquear a sobrancelha?


Sim. A toxina botulínica pode ser utilizada para levantar as sobrancelhas, o que confere um aspecto mais jovial à face. Para isso, a aplicação é feita na glabela (região entre as sobrancelhas), nas laterais e em alguns pontos acima delas.

Dessa forma você consegue atenuar o aspecto cansado resultante da queda das pálpebras, que geralmente é causada pela flacidez da pele. Em determinados casos, porém, pode ser necessário recorrer a uma blefaroplastia — cirurgia que corrige o aspecto das pálpebras.



Existe a possibilidade de tratar o suor excessivo com Botox?


Sim. Além de seus usos estéticos, a toxina botulínica pode ser empregada de maneira muito eficiente no tratamento da hiperidrose. Especialmente quando o suor em excesso atinge axilas, mãos, pés e fronte.



Conte com um médico especializado


Gostou dos benefícios citados e ficou com vontade de fazer o procedimento? Agende uma avaliação!

Estou à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre esse ou outros procedimentos!



Dr. José Julio Guimarães – Cirurgião Plástico

Porto Alegre – Encantado - Esteio