Você já ouviu falar na otoplastia? Esta é cirurgia plástica realizada para mudar a aparência das orelhas, podendo ser estética ou reparadora. Na maioria das vezes esse tipo de cirurgia está associada a correção das famosas orelhas de abano, um incômodo estético que se caracteriza pela proeminência exagera desse órgão. Para entender melhor como funciona este procedimento, confira o artigo que preparamos!
Como funciona a cirurgia para orelha de abano?
A otoplastia não se restringe apenas a correção de orelhas de abano, ela também serve para tratar diversos outros problemas, como até a falta de orelhas, por exemplo. O procedimento é feito por meio de cirurgia plástica e irá corrigir possíveis assimetrias da forma, tamanho e ângulo das orelhas. Tudo para garantir um resultado estético mais harmônico e que chame menos atenção.
Pós operatório: O paciente ficará internado por no máximo 12 horas, após esse tempo, este poderá ir para casa e começar os procedimentos pós-operatórios. O curativo da cirurgia só poderá ser removido depois de 48 horas. Além disso, o paciente deverá usar pelo período mínimo de um mês uma faixa de compreensão. Essa faixa deve ser usada 24 horas por dia, tirando apenas na hora de tomar banho. Isso garantirá que as orelhas não tendem a voltar para posição de abano durante o processo de cicatrização.
Recuperação: A recuperação da cirurgia costuma ser bastante tranqüila, podendo haver inchaços e dores nos primeiros dias. Estas deverão ser solucionados com os medicamentos que seu médico irá receitar. Geralmente, após um mês de repouso do procedimento já se pode voltar a rotina normalmente.
Quanto tempo demora para desinchar?
Não existe uma data precisa para a cirurgia desinchar, isso varia de pessoa a pessoa, porém essa reação não é um problema sério e deverá desaparecer logo nos primeiros dias após o procedimento.
O procedimento dói?
A cirurgia é toda feita com o paciente sob efeito de anestesia local, podendo ser geral em alguns casos, portanto não há dor durante a cirurgia. Após o procedimento e passado os efeitos da anestesia, poderá haver desconforto por conta dos traumas causados na região, mas ele tende a passar com o uso dos analgésicos receitados pelo médico.
A cirurgia tem algum risco?
Riscos médicos decorrentes do procedimento são quase nulos, quando a cirurgia é realizada seguindo todos os protocolos de higiene e segurança. Entretanto, procure escolher muito bem o profissional que irá realizar a operação. Procure por fotos de cirurgias anteriores e depoimentos de pessoas que já operaram com o mesmo profissional.
A partir de que idade posso fazer a Otoplastia?
A otoplastia é indicada a partir dos 6 anos, quando a formação da orelha está completa e a criança tem consciência do procedimento. Adultos e idosos podem realizar a cirurgia da mesma forma.
Em quanto tempo se atingirá o resultado definitivo?
A recuperação desta cirurgia costuma ser rápida. Pode-se observar boa parte do resultado logo após a retirada do primeiro curativo, mas ainda haverá edema e equimoses. Nas semanas seguintes, a tendência de melhoria é acentuada, considerando-se como definitivos os resultados observados após cerca de três meses.
Há o risco de “voltar o problema do abano” após a cirurgia?
Com a cirurgia realizada de forma correta, o resultado será definitivo. Porém é importante salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais, não apresentam simetria absoluta.
A cirurgia da orelha em abano deixa cicatrizes?
A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado pela própria orelha e o crâneo. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar quase imperceptível.