QUEM VAI SE SUBMETER A UMA CIRURGIA PLÁSTICA NÃO DEVE FUMAR
- Verdade. O cigarro diminui a oxigenação que as células recebem por meio do sangue, comprometendo a cicatrização após a cirurgia, o que pode levar a uma necrose. Outros riscos associados são aumento do risco de trombose venosa, embolia e alterações no pulmão e coração que podem ser fatais. Recomenda-se que os fumantes fiquem longe do cigarro cerca de duas semanas antes e depois da cirurgia.
AS PRÓTESES DE SILICONE DEVEM SER TROCADAS A CADA DEZ ANOS
- Parcialmente verdade. As próteses fabricadas nas décadas de 80 e 90 costumam necessitar de troca a cada dez anos. Os fabricantes dos produtos atuais estipulam um prazo de aproximadamente 20 anos para realizar uma nova cirurgia e trocar a prótese, mas há fornecedores que dão garantia por tempo indeterminado. Recomendo que a paciente acompanhe a evolução com seu médico para avaliar a necessidade de troca.
DEPOIS DA LIPO, A ÁREA ASPIRADA NÃO VOLTA A TER O MESMO VOLUME
- Mito. Se o paciente ganhar peso, vai engordar em outras regiões do corpo e o volume das áreas aspiradas também poderá retornar. Portanto, é importante entender que a lipoaspiração não emagrece para sempre ou substitui a dupla “alimentação saudável + exercícios físicos”, que devem continuar após a cirurgia.
O INVERNO É A MELHOR ÉPOCA PARA REALIZAÇÃO DE UMA CIRURGIA PLÁSTICA”
- Mentira. A cirurgia plástica pode ser realizada em qualquer época do ano. A recuperação e a cicatrização não são prejudicadas se a cirurgia for realizada no verão ou em outra estação. O que pode ser desconfortável é o uso da cinta modeladora nos casos de lipoaspirações, em um período de calor.
“A CELULITE SOME COM A LIPOASPIRAÇÃO”
- Mentira .Pode até haver uma piora, principalmente se existir flacidez de pele associada à celulite.