Se você tivesse que escolher entre conquistar seios fartos ou eliminar a gordura localizada, qual opção você escolheria? Se a sua resposta foi “as duas”, o artigo de hoje foi feito especialmente para pessoas que, assim como você, desejam se beneficiar da combinação entre a cirurgia de lipoaspiração e silicone.

Por aqui vamos explicar quais são as principais indicações e objetivos de cada cirurgia e porque realizar as duas no mesmo dia pode trazer resultados mais harmônicos, além de maior praticidade e segurança. Vamos lá?

A lipoaspiração e o silicone podem ser feitos juntos? 

Sim! As cirurgias de lipoaspiração e silicone podem ser realizadas de forma conjugada. Juntas, as cirurgias trazem um resultado mais harmônico para a paciente, lhe proporcionando curvas mais acentuadas e seios firmes em um único procedimento. Porém, para que seja possível a realização da cirurgia de lipo e silicone, a paciente e seu cirurgião plástico precisam avaliar alguns critérios. São eles:

Indicação da cirurgia

Antes de mais nada, é importante salientar que, para fazer a lipoaspiração e silicone, é necessário que a paciente tenha indicação. Ou seja, deve ter seios pequenos, para que seja possível a inclusão de mais volume, além de gordura localizada, para fazer a retirada. 

Além disso, a lipoaspiração e o silicone são indicados para mulheres que sentem-se constrangidas, desconfortáveis ou incomodadas com os seios pequenos e com a gordura localizada. 

Pacientes que possuem pele flácida nas mamas ou na região abdominal não teriam indicação para as cirurgias pois o procedimento indicado para retirada de flacidez da barriga não é a lipoaspiração, e sim a abdominoplastia, e a mastopexia, para casos de flacidez das mamas. 

Ter liberação médica

Mesmo que a paciente tenha indicação para a cirurgia, o cirurgião deve solicitar que a mesma realize exames. É por meio deles que é possível identificar se ela está apta clinicamente para fazer a cirurgia conjugada de lipoaspiração e silicone. 

Estando tudo em conformidade com os exames, o médico vai oferecer a liberação para a cirurgia. 

Como é feita a lipoaspiração na cirurgia conjunta?

A técnica utilizada para fazer a lipoaspiração na cirurgia conjunta é a mesma usada no formato individual, a única diferença será a ordem em que os procedimentos serão realizados. 

Mas antes, é importante que você entenda o que cada um faz.

Com a lipoaspiração é possível retirar a gordura de alguns pontos estratégicos do corpo, como: costas, flancos, coxas, culote, abdômen, papada, braços e monte de Vênus.

A remoção da gordura localizada confere ao corpo da paciente curvas mais acentuadas e aparência mais magra. 

Algumas pessoas, com o objetivo de potencializar ainda mais os resultados da cirurgia, optam por fazer também uma lipoescultura. A partir dessa técnica, o cirurgião plástico retira a gordura localizada e insere na região dos glúteos. 

Na cirurgia conjunta de lipoaspiração e silicone, o médico vai começar o procedimento pela parte de trás do corpo, com a lipo. Nesse momento, será removida a gordura das costas e enxertada nos glúteos, caso a paciente tenha optado fazer a lipoescultura.

Finalizada essa etapa, o cirurgião vai começar a trabalhar na parte frontal do corpo, fazendo a retirada da gordura do abdômen e flancos.

Por fim, ele fará o implante de silicone. 

Como é feita a cirurgia de prótese de silicone?

Muitas mulheres já tentaram disfarçar seus seios pequenos. Pois saiba que isso é bastante comum! Só quem já sentiu a insegurança e o desconforto de ter seios pequenos conhece a dor que é provar uma roupa e não se sentir bem.

O desejo de colocar silicone nos seios só aumenta a cada dia. Dentre os principais motivos podemos destacar:

Com isso podemos notar que, a cirurgia de prótese de silicone, além de aumentar o tamanho das mamas, ainda consegue deixá-las esteticamente proporcionais.

Conforme mencionamos anteriormente, na cirurgia combinada de lipoaspiração e silicone, a colocação da prótese será a última etapa. 

Para tanto, o cirurgião plástico faz uma pequena incisão na área demarcada, que pode ser por baixo dos seios, pela aréola ou pelas axilas. Em seguida, é inserido o implante, sendo que o mesmo pode ser por cima ou por baixo do músculo. A escolha vai depender do que for acordado com o médico responsável pelo procedimento. 

Principais benefícios da cirurgia combinada

A cirurgia combinada apresenta diversos benefícios. Reduzir o tempo cirúrgico e aumentar a segurança das pacientes são alguns dos principais. Mas a combinação de procedimentos apresenta mais algumas vantagens. São elas: 

Redução dos custos da cirurgia

Aqui é importante salientar que, os custos da cirurgia envolvem valores que vão além dos honorários médicos. Eles incluem internação hospitalar, anestesia, equipe cirúrgica, medicamentos, entre outros.

No entanto, quando ocorre a combinação de procedimentos, a paciente consegue aproveitar alguns desses recursos. Ou seja, em vez de pagar uma diária de hospital para para fazer lipoaspiração e outra para colocar silicone, é possível atingir os dois objetivos com uma única diária.

O mesmo se aplica com a anestesia e demais recursos hospitalares, como, por exemplo, a bota pneumática que é utilizada para evitar trombose venosa profunda. Esses itens são utilizados no pós-operatório, durante o período de internação, e acabam aumentando a conta.

Sendo assim, quando a paciente combina os procedimentos, ela só irá pagar por esses recursos uma única vez e, consequentemente, vai reduzir seus gastos com a cirurgia e internação hospitalar.

Aproveitamento da anestesia

Mesmo que atualmente as anestesias utilizadas sejam extremamente seguras, ainda existem pessoas que têm medo desse processo. 

Por outro lado, existem pessoas que já foram anestesiadas e, apesar de saberem que os riscos são mínimos, elas tiveram sensações desagradáveis quando recobraram a consciência, como vômitos e enjoo.

Então, ao combinar lipo e silicone, a paciente deve se submeter à aplicação de anestesia apenas uma vez, pois ela é suficiente para a realização dos dois procedimentos. 

Resultado mais harmônico

O que nós costumamos chamar de beleza é, na verdade, harmonia. Ao colocar silicone e eliminar a gordura localizada ao mesmo tempo, a mulher obtém medidas mais proporcionais, que acentuam suas formas.

Outra possibilidade é o cirurgião realizar não só a lipoaspiração, mas também uma lipoescultura. Nesse procedimento, ele vai retirar a gordura de um local e enxertar em outro, conferindo mais volume e simetria à essas regiões, deixando o corpo ainda mais bonito.

---

Estou à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre os procedimentos de lipoaspiração e prótese de silicone.

Dr. José Julio Guimarães – Cirurgião Plástico

Porto Alegre – Encantado - Esteio