A Lipoabdominoplastia consiste na fusão de dois procedimentos estéticos, a Lipoaspiração, que busca retirar as gorduras localizadas, mais a Abdominoplastia, que busca retirar o excesso de pele que sobra após grande perda de peso, ou após uma lipoaspiração. A fusão dos dois procedimentos resultou na lipoabdominoplastia que, por conta de seus ótimos resultados, tem virado febre, principalmente entre as mulheres por trazer segurança e resultados estéticos surpreendentes, preservando vasos linfáticos, artérias, nervos e veias do abdômen. A lipoabdominoplastia evita complicações decorrentes da abdominoplastia tradicional, como seroma, necroses, hematomas e cicatrizes feias. O paciente submetido a este tipo de cirurgia plástica apresenta uma melhor recuperação.

Na abdominoplastia tradicional, que é feita com um bisturi que descola a gordura junto à musculatura do abdômen, os vasos linfáticos, as artérias, os nervos e as veias sofrem traumas, retardando a recuperação do paciente. Na lipoabdominoplastia, são usadas cânulas de lipoaspiração, por onde é feito o deslocamento das partes operadas. Mesmo que as alterações continuem sendo feitas, preservam-se os vasos linfáticos, as artérias, os nervos e as veias da pessoa operada.


Algumas vantagens deste procedimento são:

– Os riscos de ocorrerem complicações são menores.

– A recuperação é mais rápida.

– O paciente sente menos dor no pós-operatório.

– Os resultados obtidos são muito melhores que os aparentes na técnica tradicional: o abdômen fica mais modelado.


Como todo procedimento estético, a lipoabdominoplastia requer diversos cuidados no pós-operatório. O dreno fica no paciente de 3 a 10 dias para evitar complicações, os pontos da lipoabdominoplastia é retirado de 7 a 15 dias.A cirurgia da lipoabdominoplastia leva de 6 a 12 meses para apresentar, resultados finais, portanto o paciente tem que ter paciência, o mais importante é evitar esforços, evitar molhar curativos, andar devagar com passos curtos no período de 2 semanas, colocar travesseiros atrás das costas e abaixo do joelho, evitar remédios como ASS, Aspirina, Melhoral, Doril, ou qualquer medicação anticoagulante. Outro fator importante é utilizar uma cinta elástica pelo período de 45 dias .