Desde a fase da pré-adolescência até a adulta os seios sofrem várias alterações causadas pelos hormônios, uso de anticoncepcionais orais, gravidez, amamentação ou menopausa. Dessa forma, com o tempo, os seios alteram o seu aspecto e consistência, tornando-se mais caídos. Mas há soluções para esse problema.

A mastopexia permite reposicionar os seios numa posição mais alta, evitando que continuem descaídos. É um procedimento que atrai muitas mulheres, pois visa à correção das mamas por meio da remoção da flacidez de maneira que a região volte a ter uma harmonia coerente com o corpo. Neste artigo você irá ver:



Continue acompanhando e tire todas as dúvidas!


O que é a Mastopexia?

Trata-se de uma técnica cirúrgica com o objetivo de levantar ou mudar a forma dos seios de uma pessoa. A mastopexia pode envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário e remoção de pele.

Quem tem seios pequenos, por exemplo, pode requerer as próteses de silicone para um resultado mais satisfatório. Ambas as cirurgias podem ser realizadas juntas, assim como uma mamoplastia redutora, mas é uma situação que deve ser conversada com o cirurgião plástico.


Quais são os resultados da cirurgia?

Os resultados da mastopexia se refletem não só na autoestima como na forma e consistência do busto. A pele flácida é removida sem afetar o tecido mamário. A indicação desse procedimento estético é para pessoas a partir dos 15 anos. Se a paciente for menor de idade, busque todas as informações possíveis sobre a cirurgia e agende uma conversa com o médico ou até mesmo com um psicólogo para analisar se o desejo pelo lifting de seio é por motivações realmente válidas.


Como se preparar para a cirurgia:


Como fica a cicatriz?

Em qualquer caso, a mastopexia pode deixar cicatrizes, sendo uma das técnicas mais utilizadas a mastopexia vertical. 

A periareolar é indicada somente quando tiver pouca flacidez ou aréolas muito grandes. Nesta técnica o cirurgião faz o corte em volta da aréola, ao invés de fazer uma cicatriz na vertical. Assim, após cicatrizar, as pequenas marcas deixadas pelo corte são disfarçadas pela mudança de coloração da aréola para a pele da mama. No entanto, é possível que o uso do corte em volta da aréola não crie um levantamento mamário tão firme quanto a cicatriz vertical.

As cicatrizes podem demorar vários meses até ficarem completamente disfarçadas e, por isso, durante esse tempo é muito importante passar pomadas cicatrizantes.


Como é o Pós- operatório?

A recuperação após a mastopexia, geralmente, é rápida e tranquila. Porém, é normal sentir um leve desconforto, sensação de peso ou alteração na sensibilidade dos seios devido à anestesia. Depois da cirurgia, o paciente deve ter certos cuidados, como:



Não se esqueça de consultar a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para saber se o médico escolhido é apto para a realização da mastopexia (e de qualquer outra cirurgia). Siga à risca todas as indicações pós-operatórias para ter uma recuperação rápida e saudável, que garantirá o resultado do procedimento cirúrgico por um longo tempo.


Dr. José Julio Guimarães – Cirurgião Plástico

Porto Alegre – Encantado - Esteio