Quando se tem uma insatisfação estética, uma das principais dúvidas entre os pacientes é identificar qual o melhor procedimento para corrigi-la.


E, mesmo que essa seja uma indicação que deve ser feita pelo médico responsável, existem formas de saber quando é o caso de uma cirurgia plástica ou outro tratamento, conforme alguns pontos que devem ser avaliados ainda na fase inicial da busca por uma solução.


E é sobre isso que vamos falar em nosso artigo de hoje! Por isso, se você tem dúvidas sobre como funciona a indicação de lipoaspiração, continue acompanhando o conteúdo que preparamos e boa leitura!


O que é lipoaspiração?

A lipoaspiração trata-se de uma cirurgia plástica indicada para remover o excesso de gordura localizada em uma determinada área do corpo como barriga, flancos, coxas, braços ou costas, por exemplo, contribuindo para uma melhora no contorno do corpo.


Esse tipo de intervenção estética pode ser realizada tanto por homens quanto por mulheres e é de extrema importância que seja feita por um cirurgião plástico de confiança e sob condições adequadas de segurança e higiene. 


Para quem ela é indicada? 


De um modo geral,  a cirurgia de lipoaspiração é indicada para pessoas saudáveis (não fumantes), que apresentam um índice de massa corpórea (IMC) normal e pele tonificada. Pacientes que seguem uma dieta equilibrada e se exercitam regularmente, mas que se sentem incomodados com áreas desproporcionais, devido ao acúmulo de gordura localizada, são excelentes candidatos para o procedimento.


A intervenção também é indicada para pacientes que almejam definir e melhorar o contorno corporal, decorrente de um emagrecimento rápido ou envelhecimento.


Existem casos em que o cirurgião plástico pode recomendar a realização da lipoaspiração em conjunto com outros procedimentos como a abdominoplastia, Body Tite ou Morpheus.


Contudo, vale a pena salientar que a lipoaspiração não é um procedimento indicado para o tratamento da obesidade. Uma pessoa que sofre com sobrepeso deve, primeiramente, fazer mudanças em seu estilo de vida e procurar o acompanhamento de um profissional da saúde.


Quando a lipoaspiração não é indicada?

Uma vez que a lipoaspiração é recomendada apenas para a definição do contorno corporal, ela não é indicada para pessoas que:


Não há contra indicação, desde que tenha boa saúde;

Pacientes homens com IMC igual ou superior a 30,0Kg/m² e mulheres com IMC igual ou superior a 28,0Kg/m²;

Portadores de doenças crônicas não controladas e diabéticos;

Pacientes com quadros de anemia ou outras doenças imunológicas.


Como funciona a avaliação para determinação do procedimento?

Antes de mais nada, pacientes que desejam se submeter à cirurgia de lipoaspiração devem procurar um cirurgião plástico de confiança. Só ele poderá avaliar as suas condições de saúde e dar a indicação de lipoaspiração ou não, de acordo com as suas particularidades.


Durante a consulta, são avaliadas diversas questões como as expectativas e desejos do paciente para com a cirurgia, bem como as suas queixas, dessa forma, é possível alinhar o método mais eficiente para a situação.


Além dos exames de saúde, também deve ser realizada uma avaliação criteriosa para que o paciente consiga chegar a bons resultados e, claro, para conseguir preservá-los. 



Como é a recuperação da lipoaspiração?

A alta da lipoaspiração ocorre em torno de 6 horas após a cirurgia, de acordo com o quadro clínico de cada paciente. O repouso recomendado é de 3 a 7 dias e durante esse período é necessário tomar a medicação que foi prescrita pelo médico responsável, além de beber muita água para minimizar edemas.


Nos primeiros dias, os cuidados são: uso de taping, malha modeladora, terapia manual, drenagem manual. Cinesioterapia e marcadores abdominais em lipo de definição. Elas ajudam a comprimir a pele e ainda conseguem controlar o inchaço. 


Durante a recuperação, também é necessário que o paciente evite esforços ou movimentos excessivos, o que pode comprometer e prejudicar a cicatrização. No entanto, para evitar trombose, deve-se movimentar as pernas com frequência. Após o terceiro dia, pode ser preciso fazer drenagem linfática manual.


Contar com a companhia de um amigo próximo ou familiar, pelo menos na primeira noite após a alta hospitalar, também é importante. Em caso de alguma necessidade (como para se deitar e levantar, por exemplo), esta pessoa pode auxiliar.


Resultados da lipoaspiração

Após a cirurgia o paciente fica com o corpo mais delineado e bonito, além de perder algum peso, em decorrência da remoção de gordura localizada. No entanto, aproximadamente 6 meses após a realização da lipoaspiração é que os resultados podem ser observados com mais precisão, pois a pessoa não vai apresentar inchaço, sendo que os resultados definitivos surgirão em até 1 ano.


Esta intervenção cirúrgica praticamente não deixa cicatrizes, uma vez que são feitos pequenos buraquinhos em locais difíceis de serem vistos, como nas dobras ou no interior do umbigo e, por isso, é uma ótima alternativa para quem deseja eliminar rapidamente a gordura localizada.



---

Estou à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre cirurgias plásticas.


Dr. José Julio Guimarães – Cirurgião Plástico


Porto Alegre – Encantado - Esteio