Pessoas que recorrem à cirurgia plástica geralmente preocupam-se com as cicatrizes causadas pelo procedimento. No entanto, devido ao avanço tecnológico das técnicas utilizadas, que são cada vez menos invasivas e mais modernas, é possível alcançar resultados estéticos mais satisfatórios a cada dia.

Hoje em dia, as cicatrizes de cirurgia plástica são muito discretas, pois assim como as técnicas, os instrumentos cirúrgicos evoluíram bastante, proporcionando maior precisão e incisões minimamente invasivas. 

Além dos avanços médicos, é importante salientar que os bons cuidados durante o período de pós operatório da cirurgia plástica são imprescindíveis para uma cicatrização apropriada. 

Mas afinal, como ficam as cicatrizes das cirurgias plásticas mais buscadas? É o que vamos descobrir em seguida. 

Lembre-se, procure sempre conhecer, ainda no pré-operatório, como ficam as cicatrizes da cirurgia plástica que você almeja realizar. Dessa forma é possível fazer uma escolha mais acertada e consciente. 

Cicatriz da mamoplastia

A mamoplastia de aumento trata-se de uma das cirurgias plásticas mais procuradas entre as mulheres e a questão da cicatriz causa bastante preocupação.

Atualmente, existem diferentes opções de incisão cirúrgica para realização de mamoplastia e a escolha varia conforme as características físicas de cada paciente, assim como sua preferência pessoal e o volume da prótese de silicone. Dentre as cicatrizes mais comuns estão:

Periareolar: nesses casos a cicatriz localiza-se no contorno da aréola, ficando disfarçada entre o tecido mais escuro para a pele. Essa incisão é recomendada na colocação de próteses menores e também para alterações estéticas e reposicionamento da aréola;

Inframamária: essa cicatriz localiza-se na dobra inferior do seio, sendo considerada a opção mais discreta de cicatriz da mamoplastia. É recomendada tanto para mamoplastia redutora como para colocação de prótese;

Vertical: também conhecida como T invertido, essa é a cicatriz que fica mais aparente por ser uma linha vertical localizada entre o sulco mamário e a aréola. Apesar de ser mais aparente, a técnica evoluiu bastante e tende a ficar bem discreta com a recuperação.

Nesse ponto vale ressaltar que o especialista sempre vai levar em conta a preferência de cada paciente na definição da cicatriz de cirurgia plástica, no entanto, também deve considerar qual abordagem é capaz de proporcionar maior qualidade e segurança na intervenção cirúrgica. 

Cicatriz de abdominoplastia

Na mini abdominoplastia a cicatriz é apenas horizontal e localiza-se na linha acima do púbis. Geralmente, é possível que a cicatriz siga a linha de procedimentos realizados anteriormente, como a cesárea, por exemplo.

Nesse caso, a remoção do excesso de pele da região abdominal é menor, mas consegue entregar resultados bastante satisfatórios para casos moderados e leves. 

Para pacientes que apresentam a necessidade de uma cirurgia mais ampla para remoção de flacidez e correção da diástase abdominal, é preciso recorrer à incisão em T invertido, que contorna o umbigo, desce até a região pélvica e finaliza com um corte vertical.

Mesmo sendo uma opção mais ampla e visível, essa incisão pode ser necessária para viabilizar uma manipulação mais completa dos tecidos, trazendo um melhor resultado estético. 

Cicatriz da lipoaspiração

A cicatriz da lipoaspiração costuma ser uma das opções menos invasivas e mais discretas entre os procedimentos, incluindo apenas três incisões de cerca de 1 cm cada.

Isso porque, na lipoaspiração, o procedimento não demanda abertura da pele, uma vez que apenas por esses pontos já é possível fazer o manuseio dos instrumentos cirúrgicos, assim como visualizar os tecidos através do laparoscópio.

Sendo assim, a definição de como serão as cicatrizes deve ser conversada com o especialista ainda no pré-operatório. 

Além disso, existem cuidados que a paciente deve ter após a realização da cirurgia para amenizar ainda mais as cicatrizes do procedimento. Afinal, engana-se quem pensa que os cuidados devem ser tomados somente quando o processo de cura já foi finalizado.

A forma como a área de incisão é tratada ainda no processo de cicatrização influencia diretamente no resultado final!

Limpeza

Manter a área sempre seca e limpa é fundamental. 

O recomendado é que a limpeza seja realizada duas vezes ao dia – ou conforme as recomendações de seu cirurgião – com sabonete neutro e água corrente. 

Atenção redobrada com a dieta

Quando estamos com uma região do corpo ferida, é indispensável manter uma alimentação balanceada que consiga fornecer tudo aquilo o que é necessário para que o corpo possa se curar.

E no pós-operatório isso não é diferente. Ingerir alimentos com alto teor de açúcar, gordura, sódio e carboidratos, além de causar danos à saúde como um todo, pode prejudicar muito o seu pós-operatório. 

Isso porque tais propriedades alimentícias acabam dificultando o processo de cicatrização, além de estimular agentes infecciosos, causando inflamações que, em níveis mais sérios, podem oferecer risco de vida.

Pelo mesmo motivo, evite o uso de álcool, cigarro e drogas.

 Seja gentil com seu corpo 

Durante o período de pós-operatório, é muito importante que a paciente repouse e não faça esforço algum.

A movimentação em excesso, além de apresentar o risco de abrir os pontos, causa um atrito desnecessário na região operada, fator que ocasiona infecções e alergias tópicas passíveis de deixar marcas futuras.

Evite ao máximo a exposição solar

Uma vez que a região a ser cicatrizada sofre uma ação direta dos melanócitos, a pele ferida fica mais sensível aos raios solares que a do resto do corpo.

Dessa forma, quando ocorre a exposição solar, a chance de ganhar uma cicatriz manchada e escura é alta.

Por isso, respeite as orientações do seu cirurgião acerca do uso de protetor solar – entretanto, nos primeiros dias após a cirurgia, não faça a aplicação de nenhum produto que não tenha sido previamente prescrito. 

Atente-se aos sinais 

Uma área com infecção ou prestes a apresentar qualquer tipo de complicação apresenta alguns sinais.

Diariamente analise a região em que a incisão foi feita: caso note a presença de vermelhidão extrema, sintomas febris, note fluídos saindo do corte ou perceba que a cicatriz está em alto relevo, consulte imediatamente o cirurgião plástico responsável pelo procedimento.

---

Estou à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre cirurgias plásticas.


Dr. José Julio Guimarães – Cirurgião Plástico


Porto Alegre – Encantado - Esteio