Ele é pequeno, pouco lembrado, mas quando é feio, costuma chamar muita atenção. Por isso, o umbigo recebe um cuidado todo especial durante a abdominoplastia. 


Se você teme que o umbigo não ficará nada bonito após a cirurgia, fique calma (o)! Hoje, você vai descobrir como fica o umbigo após a abdominoplastia. 


Você verá por aqui:



Cuidados com o umbigo na abdominoplastia?


Durante a abdominoplastia, o umbigo recebe uma atenção muito grande do cirurgião. Afinal, ele sabe que um umbigo torto ou feio impacta muito no aspecto da barriga, e pode deixar o paciente muito insatisfeito com o procedimento.


Então, antes mesmo de descolar e retirar a pele em excesso, o médico faz uma incisão bem cuidadosa em torno do umbigo. O contorno é planejado com muita precisão, para que o paciente tenha a cicatriz mais discreta possível.


Depois de concluir diversas etapas da abdominoplastia, desde a retirada do excedente de pele, plicatura para corrigir a diástase, extensão da pele remanescente sobre o abdômen, o médico posiciona o umbigo.


Assim, ele faz uma abertura na pele, sutura o umbigo, unindo-o a essa cobertura do abdômen, deixando-o na posição correta e com a melhor aparência possível.



Por que alguns umbigos ficam feios após a abdominoplastia?


Na maioria das vezes, o umbigo fica muito mais bonito depois da abdominoplastia do que antes da cirurgia. Porém, o resultado pode ficar comprometido devido a alguns fatores. Saiba quais são os principais:


- Falta de cuidado com o umbigo após abdominoplastia: se o paciente não cumpre as recomendações médicas, ele pode prejudicar seu processo de cicatrização. O resultado será um umbigo com marcas aparentes, estufado, torto…

- Predisposição para queloides: outro fator que pode não deixar o umbigo tão bonito é a predisposição pessoal a problemas de cicatrização. Então, se o paciente apresenta uma tendência a queloide, ele precisa fazer um acompanhamento atento junto ao médico.

- Escolha de um cirurgião não certificado pela SBCP: outro fator que pode prejudicar a aparência do umbigo é a imperícia médica. Afinal, o cirurgião precisa conhecer bem as proporções ideais do corpo humano para deixar o umbigo na posição, formato e tamanho corretos.


Então, não se arrisque. Sempre consulte o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para saber se o seu médico participou de todo esse processo de qualificação profissional.


- Transformações naturais do corpo humano: Alguns pacientes, mesmo depois de terem eliminado todos esses fatores de risco, não ficam com o umbigo tão bonito quanto gostariam. Embora isso seja raro, o fato é que o corpo humano se transforma ao longo do tempo.


Assim, podem aparecer problemas ou condições que alteram a aparência do umbigo. Entre eles, estão hérnias umbilicais e gestações.


Porém, apesar de saber desses fatores, fique tranquilo! A maioria dos pacientes têm uma excelente recuperação e ficam com umbigos lindos. A escolha do cirurgião plástico e o cuidado pós-operatório são suficientes para reduzir as chances de desenvolver qualquer problema.


O que acontece com o umbigo após abdominoplastia?


1. O umbigo não muda de lugar depois da abdominoplastia

O umbigo não muda de lugar após a cirurgia, ele permanece na mesma posição anterior, que é definida pelo local onde se desenvolveu o cordão umbilical.


Porém, a maioria dos pacientes têm a impressão de que o umbigo subiu após a cirurgia plástica. Isso acontece porque, sem a pele flácida que puxava o umbigo para baixo, ele fica na posição correta.


2. Higiene e cuidados pós-operatórios são fundamentais


Após a abdominoplastia, seu médico dará uma série de orientações sobre como cuidar do umbigo. Então, siga-as à risca, tanto no que se refere à higienização dessa região quanto na manutenção do curativo.

Nos primeiros dias, o médico geralmente pede que o paciente faça um rolinho com gaze, insira no umbigo e cubra com um curativo. Assim, é possível evitar seu fechamento.


3. O umbigo pode vazar após a abdominoplastia


Durante a cirurgia, os tecidos do abdômen sofrem. Devido a isso, no pós-operatório ocorre um processo inflamatório que desencadeia a cicatrização.


Uma das reações do organismo, nesse processo inflamatório, é produzir líquido. Então, por esse motivo, toda a região afetada incha. Por isso, é natural que esse líquido vaze do organismo. Uma parte será eliminada através do dreno. A drenagem linfática também ajuda o organismo a eliminar esse líquido por meio da linfa.


No entanto, ainda assim podem acontecer de uma parte do líquido não ser eliminado por esses canais e vazar através do umbigo. Isso é normal, mas o paciente precisa manter seu médico atualizado sobre essa condição.


4. O umbigo pode fechar, mas isso é raro


O umbigo fechado após abdominoplastia acontece quando há uma cicatrização mais elevada. Ou seja, a cicatriz circular com queloide ou hipertrofia tem a tendência de fechar. Mas o médico pode adotar algumas medidas para corrigir esse tipo de situação.




Ficou claro o que acontece para você com o umbigo após a abdominoplastia? Não se esqueça de procurar um bom cirurgião plástico e cuidar-se no pós-operatório para ficar com um abdômen lindo, liso e perfeito.


Será um prazer realizar seu sonho. Entre em contato conosco e agende a sua consulta!