Se você pensa que a cirurgia plástica traz apenas benefícios estéticos, então você está acreditando nas mentiras que dizem por aí!


Segundo dados recentes da International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), mais de 2 milhões de cirurgias plásticas são realizadas no Brasil anualmente. Com a ascensão desses números, diretamente cresce a quantidade de mitos espalhados pela sociedade a respeito do assunto. 


A grande preocupação, é que percebo que a disseminação de informações erradas acaba influenciando na tomada de decisão de mulheres que gostariam de melhorar certas características pessoais por meio da cirurgia plástica, mas acabam deixando de fazê-la devido a inseguranças.


Mas será que você já acreditou em algum desses mitos e não percebeu? Leia o artigo para descobrir!


O QUE VOCÊ VERÁ POR AQUI:


Diante da popularização da cirurgia plástica, cada dia mais informações são divulgadas em torno do assunto. Entretanto, é preciso estar atento para não acreditar em tudo o que se lê e saber diferenciar o que é mito e verdade.


Pensando nisso e nas dúvidas frequentes que recebo em consultório, eu irei desmistificar 5 mitos comuns sobre a cirurgia plástica, para que você nunca mais se deixe enganar.


  1. Lipoaspiração ajuda a perder peso.


Talvez esse seja um dos enganos mais frequentes entre os pacientes, pois a lipoaspiração não é uma cirurgia plástica para perda de peso.


Na verdade, o objetivo desse procedimento é proporcionar um novo contorno corporal, tornando-o mais curvilíneo. Inclusive, recomenda-se que o paciente já esteja no peso ideal ou pouco acima dele para realizar a cirurgia.


  1. A prótese de silicone corrige as mamas caídas.


Vários fatores colaboram para a flacidez das mamas, como envelhecimento, perda de peso excessivo, amamentação ou fumo, por exemplo. Nesses casos, muitas mulheres se confundem ao pensar que a prótese de silicone é a solução para levantar as mamas flácidas.


O fato é que a prótese de silicone tem como finalidade dar volume aos seios, possibilitando corrigir também assimetrias de tamanho. Portanto, a cirurgia indicada para corrigir a flacidez é a Mastopexia.


  1. Cirurgia plástica não exige preparação.


Em qualquer intervenção cirúrgica ou não-cirúrgica, devemos sempre avaliar o paciente como um todo e realizar exames que comprovem que ele está apto para a realização do procedimento. 


Dessa forma, conseguimos conhecer seu histórico médico, entender se ele faz uso de algum medicamento e, quando necessário, solicitar a suspensão do mesmo.


  1. Não posso fazer cirurgia plástica no verão.


Se você já precisou adiar uma cirurgia plástica por conta da estação do ano, saiba que isso foi desnecessário, pois não existe uma estação certa para isso.


O que podemos falar, com certeza, é que temperaturas amenas podem ser mais confortáveis para a recuperação de cirurgias que exigem o uso de malhas, por exemplo, mas o clima não irá interferir no sucesso da cirurgia ou no pós-cirúrgico.


  1. Cirurgia plástica serve, exclusivamente, para melhorar a aparência.


Certamente, a maioria das pessoas acredita que a cirurgia plástica se resume à estética, mas não é bem assim. 


Para desconstruir esse pensamento, é preciso ter em mente que a cirurgia plástica tem o objetivo de reconstruir ou moldar algo, seja funcionalmente e esteticamente. A partir disso, fica mais fácil de entender que essas técnicas cirúrgicas tem diversas outras utilidades, como é o caso da rinoplastia em casos de paciente com desvio de septo.


Além disso, não podemos esquecer do importante papel da cirurgia plástica na autoestima!


Me fascina acompanhar os pacientes transformando-se em pessoas mais seguras após corrigirem detalhes que as incomodavam através da cirurgia plástica. Essa segurança e auto satisfação promove um bem-estar que auxilia tanto nas relações pessoais, como na saúde mental.


Deu para perceber que os mitos espalhados por aí sobre a cirurgia plástica não são poucos, mas este artigo certamente ajudará a você a identificá-los!


Por fim, a real solução para saber com clareza tudo sobre as cirurgias plásticas é através de uma conversa com um médico de confiança. Entre em contato e agende sua avaliação!


Estou à sua disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a cirurgia plástica!


Dr. José Julio Guimarães – Cirurgião Plástico


Porto Alegre – Encantado - Esteio