Quem não quer chegar no verão se sentindo bonita e com a autoestima elevada, não é mesmo? O verão começa em breve e, com isso, muitas pacientes relatam preocupações com algumas regiões do corpo, como os braços. A boa notícia e que muita gente não sabe é que existem opções de cirurgias plásticas e tratamentos estéticos para essa região do corpo. 

Braquioplastia: 

A Braquioplastia é a cirurgia plástica indicada para tratar o excesso de gordura localizada ou flacidez dos braços, principalmente na região do tríceps. Ela é  normalmente é sugerida para pacientes que possuem flacidez severa e excesso de pele e gordura nos braços. De modo geral, isso acontece em pessoas que perderam muito peso, como após uma cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar, ou quem tem predisposição genética para flacidez, principalmente após o envelhecimento.

Dependendo do grau de flacidez nos braços, existem diferentes técnicas a serem utilizadas no momento da cirurgia. Assim, o tratamento pode ser realizado de três diferentes formas, como:

Lipoaspiração:

Nos pacientes que apresentam um pequeno acúmulo de gordura nos braços ou ausência de gordura e excesso de pele, ou ainda de pequena flacidez de pele, geralmente uma lipoaspiração sem cicatrizes maiores, garante bons resultados. 

Essa técnica oferece uma capacidade maior de retração da pele.

Lipoaspiração com ressecção de pele: 

Essa é uma boa opção quando o paciente apresenta um excesso de pele moderado localizado próximo à axila, a lipoaspiração costuma ser seguida de uma ressecção de pele, deixando apenas uma cicatriz escondida na prega axilar, transversa ao braço. 

Lipoaspiração com grande ressecção de pele:

Quando é possível observar grande excesso de pele e flacidez no paciente, o mais indicado é começar com uma incisão de 10 a 20 centímetros na parte interna do braço, que inicia na axila e vai ao cotovelo. Através deste corte, o médico retira a pele flácida e ajusta o tecido ao novo diâmetro do braço. 

Geralmente, os pacientes que apresentam um grande excesso de pele no braço, são os que realizam a cirurgia de redução de estômago. Para eles, essa é a forma de incisão é a mais indicada. 

Recuperação:

Antes que a Braquioplastia seja feita, são realizados exames pré-operatórios normais, entre eles o hemograma completo, coagulograma e exame de urina. Já no pós-operatório é muito importante que o paciente não faça exercícios ou levante os braços por um período médio de um mês.

Cicatriz: 

A cicatriz fica localizada na parte interna do braço, variando de tamanho conforme a extensão operada. A cicatriz costuma ficar em posição vertical no braço, sendo visível. Entretanto, cada vez mais se escolhe o posicionamento da cicatriz nas axilas, com tamanho médio de 10 centímetros, se possível, de acordo com a avaliação técnica minuciosa do cirurgião plástico.

O primeiro passo para quem pretende se submeter à Braquioplastia é procurar um cirurgião especialista, capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), para que seja feita a melhor avaliação do seu caso. É ele quem possui o conhecimento necessário para indicar a melhor forma de resolver cada situação e alcançar os melhores resultados.