Ao decidir realizar um procedimento cirúrgico é importante levar em consideração também a época do ano em que essa cirurgia será feita. No caso da cirurgia plástica, é muito comum que a estação mais escolhida seja a mais fria do ano. Porém, existe uma época melhor para fazer uma operação?

A cirurgia plástica no inverno possui algumas vantagens que podem influenciar na escolha da data de realização. Além do procedimento em si, é importante levar em conta também o período de repouso e de cicatrização. Porém, é importante ressaltar que fazer uma operação no inverno ou no verão não influencia diretamente nos resultados finais da cirurgia e nem no processo de cicatrização. A vantagem que o frio pode proporcionar está mais ligada ao bem estar do paciente.

  1. Após a realização de abdominoplastias e cirurgias nas mamas é requisitado que o paciente utilize cintas e sutiãs modeladores. Nessas situações o inverno pode ser uma vantagem, já que o uso de mais camadas de roupas não é um incômodo e não interfere no traje.
  2. Durante o inverno fica mais fácil evitar a exposição direta ao sol. As camadas de roupa fazem com que a área operada não seja atingida facilmente com os raios solares e, com isso, ajuda a recuperação e evita cicatrizes marcadas.
  3. Sobre os procedimentos estéticos é válido lembrar que o resultado não é imediato, muito pelo contrário, costuma demorar meses para aparecer. Então se você deseja aproveitar o verão e mostrar as novidades do corpo, é válido pensar em fazer a cirurgia na época do inverno.
  4. Além das situações listadas acima, as férias de inverno possibilitam uma recuperação mais tranquila e que o paciente tenha mais tempo para ficar de repouso.


Lembre-se! Fazer cirurgias durante o verão não é uma desvantagem! O benefícios citados visam apenas mostrar opções que podem ser vantajosas e confortáveis e que podem influenciar na escolha da data.