Logo após uma cirurgia plástica é essencial montar uma dieta que inclua alimentos que ajudam na recuperação. Esse cardápio pode facilitar a cicatrização e fortalecimento do sistema imunológico. Dessa forma, diminuirá as chances de complicações.
No artigo de hoje, irei ajudar você com um conteúdo bem interessante sobre esse assunto!
Continue acompanhando!
Como devo começar minha recuperação?
Fazer uma cirurgia não é um processo tão simples. A recuperação precisa ser feita de forma atenta. É preciso destacar que a dieta pós-operatória deve ser conversada com o cirurgião plástico, pois cada tipo de cirurgia possui uma orientação específica. Com ou sem restrições, alguns alimentos que ajudam na recuperação podem ser incorporados à dieta mesmo batidos ou amassados quando não puderem ser ingeridos inteiros. Confira mais a seguir!
Mas então qual dieta devo seguir?
Converse sempre com profissionais da área antes de iniciar a dieta. Ok? Irei passar dicas de alimentos que ajudam na recuperação, mas lembrando que cada pessoa tem um metabolismo diferente.
Os alimentos recomendados são aqueles que beneficiam diretamente o processo de cicatrização, mas também aqueles que fortalecem seu sistema imunológico ajudando o organismo a responder caso haja um princípio de infecção, por exemplo. Vamos lá!
Não deixe de lado os Líquidos:
Um item central na recuperação é a água, garantindo que o corpo fique hidratado e elimine as toxinas reduzindo o inchaço.
Dessa forma, a ingestão de, em média, 8 copos de água, deve te acompanhar no período pós-operatórios e, preferencialmente, depois também. Caso você queira variar, pode também incluir chás e água de coco para hidratação.
Aposte nas proteínas e gorduras saudáveis:
Algumas pessoas têm receio de comer carnes no pós-operatório, mas se der preferência às carnes magras e, principalmente, se incluir peixes à dieta, haverá vários benefícios. Alimentos ricos em proteínas, têm baixa porcentagem de gordura e ajudam na cicatrização por estimularem a produção de colágeno.
Existem gorduras saudáveis e elas são fundamentais para uma alimentação balanceada. Elas contribuem na cicatrização e também para evitar inflamações.
Entre as opções saudáveis destacam-se aquelas com ácidos graxos e ômega 3, como é o caso dos peixes, oleaginosas e azeite.
Alimentos ricos em ferro e vitamina C
O ferro possui um papel central no fortalecimento do sistema imunológico e atua na prevenção da anemia, que pode agravar um quadro de saúde já fragilizado, além de beneficiar a cicatrização. Aposte em alimentos com ferro, como carne de aves, peixes, feijão, lentilha e ervilha.
Uma grande aliada também é a vitamina C. Ela está entre os principais alimentos que ajudam na recuperação, aumentando a imunidade, melhorando a absorção de ferro e estimulando a produção de colágeno. Aposte em frutas cítricas, vegetais verde-escuro, tomate e pimentão.
Alimentos com fibras e folhas verdes
Após a cirurgia plástica, principalmente em procedimentos abdominais, como a abdominoplastia e a lipoaspiração, a prisão de ventre e dificuldade para evacuar prejudicam a recuperação da paciente.
Por isso, é essencial que os alimentos ricos em fibra sejam incorporados, em boa quantidade, na dieta pós-cirúrgica, principalmente em pacientes com histórico de problemas com constipação intestinal.
Entre os alimentos que ajudam na recuperação destacam-se os vegetais com folhas verde-escuro. Eles são benéficos ao sistema imunológico pela alta concentração de vitaminas A, B6 e B12 e possuem ácido fólico que ajuda na formação dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Podemos incluir: rúcula, agrião, brócolis, couve e outras.
Viu só? Hoje listei os principais alimentos que ajudam na recuperação de uma cirurgia. Gostou e pensa em realizar algum procedimento? Então entre em contato e agende uma consulta! E para ficar por dentro de outros conteúdos, acompanhe meu blog!