Uma alimentação saudável reflete nas mais diversas áreas da vida de uma pessoa. Ela proporciona uma pele mais bonita, mais hidratada, mais jovem, mais firme e com mais músculos. E é exatamente por essa razão que cada vez mais sabemos que um corpo precisa ser bem nutrido para estar saudável, de dentro para fora.


Sendo assim, a alimentação tem o poder de tornar o nosso organismo mais forte, o que ajuda na recuperação de uma cirurgia plástica, dificultando a formação de queloides, combatendo infecções e tornando a cicatrização mais rápida. E para alcançar um bom resultado na cirurgia plástica, a alimentação saudável é bem vinda antes e depois do procedimento. 


É isso mesmo! Se queremos ter uma recuperação rápida e resultados duradouros, é preciso seguir um plano alimentar adequado por, pelo menos, alguns meses antes da cirurgia. O mesmo vale para o pós-cirúrgico, afinal, de nada adianta querer acabar com as rugas, flacidez, gordura localizada, obesidade e celulite por meio de cirurgias se não dermos uma ajuda, mantendo os hábitos alimentares saudáveis.


➜ QUAIS NUTRIENTES CONTRIBUEM PARA OS RESULTADOS DA CIRURGIA PLÁSTICA?

VITAMINA E: 

A vitamina E é um antioxidante que combate os radicais livres responsáveis pelo desgaste celular. Dessa forma, alimentos ricos nessa substância, como as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas..) melhoram a renovação das células e reduzem os efeitos do envelhecimento cutâneo.


VALINA:

A valina é um aminoácido que estimula a regeneração dos tecidos, no entanto, ela não é produzida pelo organismo, precisando ser ingerida por meio dos alimentos. Entre as opções ricas em valina destacam-se as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), cogumelos e proteínas de origem animal.


FERRO: 

A importância do ferro na alimentação é muito conhecida e sua deficiência é preocupante, podendo levar a quadros de anemia e desnutrição. Ele é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio pelo sangue, permitindo que eles cheguem aos tecidos. O consumo de ferro é possível por meio de legumes, folhas verde-escuras e carne vermelha.


VITAMINA C:

É muito conhecida das pessoas preocupadas com o envelhecimento da pele, inclusive com opções disponíveis na composição de hidratantes faciais. No entanto, a vitamina C também deve ser ingerida por meio dos alimentos, ajudando na produção de colágeno, o que melhora a capacidade de cicatrização dos tecidos, além do efeito antioxidante, combatendo os radicais livres. Esse nutriente pode ser consumido em frutas cítricas, como laranja, limão e acerola.


PROTEÍNAS:

As proteínas ajudam na formação dos tecidos e devem estar presentes na alimentação para evitar quadros de anemia. Elas estão presentes em leguminosas, leite e derivados, ovos e carnes.


FIBRAS: 

As fibras são essenciais na circulação sanguínea e também no funcionamento adequado do intestino, evitando a constipação e inchaço que podem causar insatisfações estéticas e, até mesmo, no humor. Uma alimentação rica em fibra é possível com a ingestão de verduras, legumes e frutas, além de cereais e pães integrais.


GORDURAS BOAS:

Nem todas as gorduras são inimigas da sua saúde, muito pelo contrário, a ingestão de gorduras saudáveis é essencial para que o organismo combata processos inflamatórios. Entre as opções estão as oleaginosas, sementes, como chia, e peixes ricos em ômega 3 e gorduras vegetais, como o azeite, abacate e oleagionosas.


Sabendo da importância de se alimentar bem é possível organizar uma dieta que valorize os alimentos considerados saudáveis sem excluir totalmente aqueles que você gosta. Lembrando sempre que, assim como a cirurgia plástica, o objetivo de uma dieta balanceada é promover o bem-estar, satisfação pessoal e autoestima, buscando o equilíbrio em todas essas práticas.