Entender quais são as técnicas ideais para conquistar o corpo dos sonhos pode ser um grande desafio para quem não entende muito do assunto. A escolha correta do procedimento estético é essencial para que os resultados obtidos sejam condizentes com as expectativas de cada paciente. Quando o assunto é abdômen, o primeiro passo é entender a distinção entre a Lipoaspiração e a Abdominoplastia.
Para começar, devemos entender que a principal diferença entre essas cirurgias se dá através dos resultados que elas proporcionam. A Lipoaspiração combate a gordura localizada, enquanto a Abdominoplastia retira o excesso de pele e flacidez.
Entenda, a seguir, como essas técnicas são realizadas e em quais casos elas são recomendadas.
▶ Lipoaspiração:
A Lipoaspiração remove os depósitos de gordura localizada que não são facilmente eliminados com dietas ou exercícios. Ela é indicada para quem almeja eliminar a gordura localizada, que pode ser encontrada em diversos locais do corpo, como: barriga, flancos, costas, coxas e braços.
Ela pode se associar à Lipoescultura, que é quando os resultados incluem a retirada de gordura localizada de um local, com a inserção dessa gordura em outra área do corpo.
Nos dois casos, a remoção da gordura localizada é feita com cânulas de sucção que são inseridas por meio de pequenas incisões até o tecido adiposo. Devido à complexidade do procedimento, os cuidados no pós-operatório são imprescindíveis para que o paciente atinja os resultados pretendidos. O retorno às atividades ocorre apenas, em média, um mês após a cirurgia.
▶ Abdominoplastia:
A Abdominoplastia tem o propósito de eliminar o excesso de pele e unir (novamente) os músculos da região abdominal. Ela é recomendada para pacientes que apresentam acúmulo de pele e flacidez na barriga, mas sem excesso de gordura localizada. Essas situações são comuns em mulheres após múltiplas gestações ou quando uma pessoa perde peso abruptamente.
É interessante salientar que esse procedimento não é destinado para quem quer perder peso. A Abdominoplastia contribui, apenas, para remodelar a região abdominal e eliminar a saliência no local. A recuperação exige repouso absoluto do paciente por pelo menos duas semanas.
▶ Qual a cirurgia mais adequada para cada caso?
Após compreender as diferenças de cada um dos métodos citados anteriormente, é relevante destacar que essa definição deve ocorrer com o auxílio do cirurgião plástico responsável.
O profissional indicará qual técnica tem maior potencial para corrigir os incômodos de cada um. Lembre-se que tanto a recomendação da associação da cirurgia plástica quanto a realização desses procedimentos devem ser feitas por um cirurgião plástico de confiança após a avaliação das necessidades de cada paciente.