A Toxina Botulínica é um tratamento bastante popular entre as pessoas que buscam prevenir e/ou tratar os sinais do tempo. Além disso, esse método está se tornando cada vez mais comum em diferentes faixas etárias, o que gera algumas dúvidas em relação ao que é correto e se existe uma idade ideal para a aplicação.
▶ Como a toxina botulínica age?
Apesar de ser conhecida popularmente como Botox, o nome mais correto para essa substância é Toxina Botulínica. Botox é, na verdade, o nome da primeira marca que teve autorização para comercializar esse produto no Brasil.
Quando ela é injetada nas rugas, sua função é de bloquear a transmissão dos estímulos dos neurônios e impede, parcial ou totalmente, a contração muscular. Como resultado, é possível evitar as rugas dinâmicas.
Porém, é importante enfatizar que esse tratamento é indicado apenas para esse tipo de ruga, que são as que se formam com as expressões faciais, como no canto dos olhos ao sorrir.
▶ Para quem o tratamento é indicado?
As rugas e linhas de expressão ficam mais evidentes com o decorrer dos anos. Elas surgem por fatores externos, como exposição solar, má alimentação, tabaco e álcool, mas também podem aparecer por causas internas.
O principal fator é, sem dúvida, o envelhecimento, elas aparecem porque com o avanço da idade o corpo apresenta queda na produção de colágeno e de ácido hialurônico ou quando a paciente possui predisposição genética e contração natural dos músculos do rosto.
Assim sendo, a aplicação da Toxina Botulínica é indicada para pessoas que já têm essa marca de forma acentuada ou para quem já sente vontade de prevenir as marcas.
▶ Qual a idade certa para iniciar a aplicação dessa substância?
Não existe uma idade exata para começar a aplicação da Toxina Botulínica. Normalmente, esse é uma técnica dividida entre pessoas que buscam tratamento:
✔ Preventivo:
Nesse caso, em vez da Toxina ser usada para reduzir as marcas de expressão, ela é utilizada para prevenir o seu aparecimento. Essa é uma opção bastante indicada para pessoas que fazem muitos movimentos faciais para se expressar e também para aquelas que têm maior predisposição genética para rugas.
A idade de início deve ser avaliada pelo médico e cada caso em particular. Geralmente pessoas com peles mais claras, que se expõe mais ao sol, por exemplo, buscam mais cedo o tratamento.
✔ Corretivo:
A opção de aplicar a Toxina Botulínica de forma preventiva permanece. Para esse objetivo, o mais comum é que os pacientes com uma média de 40 anos comecem a buscar pelo tratamento. Porém, assim como citado anteriormente, também depende de cada caso. Alguns pacientes iniciam mais cedo e outros mais tarde. Essa indicação depende apenas da presença de rugas que podem ser amenizadas com a técnica.
Além disso, não há contraindicações do uso da Toxina Botulínica em pessoas mais velhas, como a partir dos 60 anos, se o paciente estiver saudável e entender as possibilidades do tratamento.