Quando o assunto é rejuvenescimento facial, o Botox é o tratamento mais procurado em sites de busca e também nos consultórios. Porém, é comum ainda encontrar pessoas com dúvidas sobre as características do tratamento. E, apesar da consulta ao médico ser essencial, ter mais informações te dá mais segurança sobre os benefícios e riscos do procedimento.
Por conta disso, enumeramos os 5 maiores mitos sobre o Botox, confira!
A melhor época para o Botox é quando as linhas aparecem.
O Botox também pode ser usado como método preventivo. Essa prática está se tornando cada vez mais comum. Esperar até que as linhas de expressão se acentuam pode tornar mais difícil a recuperação da aparência de novo. Muitas vezes, aplicar o Botox preventivamente pode evitar que os músculos criem marcas de expressão, aquelas que contribuem para o aprofundamento das linhas de expressão.
O resultado é permanente.
A toxina botulínica é aplicada com uma agulha muito fina e seus efeitos são notados entre 3 a 7 dias após a aplicação. Os resultados duram entre 4 a 6 meses, e depende de paciente para paciente. Após esse tempo deve ser feita uma nova consulta ao profissional responsável para identificar a necessidade de realizar um novo procedimento.
Você nunca é muito jovem para começar a se tratar com botox.
Embora a aplicação de Botox tenha dado bons resultados em pessoas acima de 65 anos, dificilmente um adolescente receberá alguma indicação para o tratamento. Afinal, as marcas de expressão ainda não apareceram e os músculos da face sequer atrofiaram. Nessa situação, nem mesmo a aplicação de prevenção é indicada.
Botox é apenas para rugas.
Botox não é apenas para estética. Diversos estudos têm mostrado que a toxina botulínica pode ser usada para outros fins. As injeções têm sido utilizadas para tratar a enxaquecas, reduzindo a tensão muscular e criando menos pressão sobre o sistema nervoso. O Botox também pode ser usado para bloquear temporariamente as glândulas sudoríparas para parar a transpiração excessiva, e ainda pode ajudar pacientes que sofrem de depressão.
Botox é exclusivo para mulheres
Um equívoco bastante comum é considerar que aplicações de Botox são exclusivas para o público feminino. Sim, quando se trata de procedimentos estéticos, o número de mulheres é bastante superior ao dos homens. Mas esse número aos poucos vem diminuindo. A cada ano mais e mais homens têm aderido ao Botox. E não são necessariamente os mais velhos, boa parte dos homens que chegam ao consultório tem por volta de 30 anos.