Enter your keyword

Tratamento de Ectrópio

Definição – Ectrópio é uma condição clínica onde ocorre reversão da margem palpebral (pálpebra virada para fora).

Causas:

A causa mais frequente é a senil. Neste caso, ocorre flacidez horizontal da pálpebra inferior, resultando em excesso de tecidos palpebrais e a consequente reversão da margem palpebral.
O ectrópio pode ainda ser congênito, como nas síndromes dismórficas. Pode ocorrer por paralisia do nervo facial, e também por consequências cicatriciais, quando resulta de queimaduras químicas ou térmicas, bem como de complicações cirúrgicas e de cicatrizes palpebrais originárias de ferimentos provenientes de cortes. O ectrópio pode também decorrer de processos alérgicos, de origem mecânica, provocada por tumores palpebrais ou de alguma outra espécie.

Indicações:

A cirurgia para a correção do ectrópio deverá ser indicada quando a reversão palpebral determinar uma exposição do terço inferior do olho, provocando lacrimejamento, irritação do olho ou da pálpebra, ceratite, espessamento e hiperemia conjuntival. É também indicada nos casos mais avançados onde ocorre queratinização da conjuntiva exposta, devido ao ressecamento crônico.

Tratamento:

O tratamento clínico consiste no uso de lubrificantes tópicos, associados a pomadas antibióticas. Contudo, o tratamento definitivo é o cirúrgico, quando é realizada uma ressecção na região inferior dos olhos com o intuito de provocar encurtamento palpebral e o consequente reposicionamento da margem das pálpebras. Nos casos de paralisia do nervo facial, deve-se realizar um acompanhamento clínico de seis meses, devido ao fato de que em certos casos pode ocorrer cura espontânea.

Dúvidas e dicas

Confira abaixo a relação de dúvidas e dicas sobre o procedimento.

  • Quais são os cuidados do Pós-Operatório?
    Pode ocorrer a presença de um pequeno hematoma e/ou de alguma dor local, a qual tenderá a ser facilmente controlada por compressas e analgésicos.
Entre em Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem