Enter your keyword

Rinoplastia

O nariz é fundamental na composição da beleza e equilíbrio do rosto. Por localizar-se no centro da face, é alvo de muita atenção e suas alterações podem causar impacto na autoestima.

A rinoplastia tem como objetivo alcançar a harmonia facial, tratando de modificações estéticas e funcionais do nariz.

As alterações nasais podem ser de origem genética ou pós-traumática.

Anatomia do Nariz:

A pele do nariz é sustentada internamente por estruturas ósseas e cartilaginosas. Na parte superior, temos o osso nasal. Na parte média, a cartilagem septal com sua expansão lateral. Na parte inferior, localizam-se as cartilagens alares.

Na rinoplastia é realizada a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas, através de reduções, mudanças na forma ou aumento de suas estruturas. Com isso, podemos corrigir alterações no dorso, na ponta e na largura do nariz. Além da questão estética, a cirurgia pode corrigir também alterações respiratórias.

Cada caso é estudado minuciosamente, respeitando-se as características raciais e funcionais de cada pessoa.

O tempo da cirurgia, de internação e o tipo de anestesia serão informados pelo médico.

O retorno das atividades normais ocorrerá alguns dias após a cirurgia. Outras recomendações específicas relativas aos cuidados com curativo, cicatrização, exposição solar e práticas de atividades esportivas serão dadas pelo seu médico, de acordo com o seu caso.

A paciência e os cuidados são fundamentais no período pós-operatório. Ao longo de alguns meses, você poderá ver um resultado mais natural e definitivo. As complicações são raras, devido ao preparo realizado no pré-operatório e aos cuidados tomados durante e após a cirurgia.

A cirurgia plástica é um dos caminhos para conquistar mais autoconfiança e melhorar sua qualidade de vida. Converse sobre suas expectativas com seu médico e veja o que realmente pode ser feito no seu caso. A perfeição não existe. No entanto, os resultados valem a pena. Juntos, poderão discutir as técnicas cirúrgicas existentes e a mais indicada para o seu caso, pois há de se respeitar sempre a anatomia de cada pessoa.

Não existe cirurgia plástica sem cicatrizes. Cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente que não depende do médico, mas sim do organismo. Você deve buscar o melhor resultado dentro da sua realidade.

Técnica Cirúrgica:

Na Rinoplastia a técnica cirúrgica utilizada pode ser aberta ou fechada. Na técnica aberta, faz-se uma pequena incisão que fica escondida abaixo da ponta nasal. Já na técnica fechada, a incisão é realizada somente na parte interna do nariz.

Em ambas as técnicas, pode ser feito o tratamento da asa nasal, dependendo da necessidade de cada paciente. A incisão é realizada nas laterais do nariz, e as cicatrizes ficam escondidas no sulco nasal. Em alguns casos pode ser necessário o uso de tampões no nariz, que são removidos em pouco tempo.

As cicatrizes amadurecem e vão ficando imperceptíveis com o passar do tempo.

A Rinoplastia melhora a estética nasal harmonizando a face e também melhorando a função respiratória.

Dúvidas e dicas

Confira abaixo a relação de dúvidas e dicas sobre o procedimento.

  • Quais são os cuidados do Pós-Operatório?
    O curativo deve ser mantido pelo tempo determinado pelo seu médico. É importante proteger o nariz durante o sono e também de eventuais traumas domésticos.
  • Nos primeiros dias, é comum sentir uma certa dificuldade para respirar devido ao inchaço. O uso de soluções nasais pode ser indicado para limpeza e desobstrução do nariz.
  • Quais são os cuidados do Pré-Operatório?
    Programe sua vida diária e social nos dias seguintes à cirurgia, respeitando os cuidados necessários. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa e são solicitados exames laboratoriais. Informe ao seu médico os remédios que você usa normalmente, pois alguns devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes. Avise o médico em caso de gripe e indisposição antes da cirurgia. O tempo da cirurgia, de internação e o tipo de anestesia serão informados pelo seu médico.
  • O retorno às atividades normais e ao trabalho se dá em alguns dias.
  • 8 horas antes jejum absoluto de alimentos sólidos e de líquidos.
  • Nos dias que antecedem a cirurgia é aconselhável interromper o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.
  • Algumas recomendações deverão ser seguidas antes da cirurgia.
  • É importante que você esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia.
Entre em Contato

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem