Enter your keyword

3 mitos e verdades da cirurgia plástica

3 mitos e verdades da cirurgia plástica

  • Quem vai se submeter a uma cirurgia plástica não deve fumar

    Verdade. O cigarro diminui a oxigenação que as células recebem por meio do sangue, comprometendo a cicatrização após a cirurgia, o que pode levar a uma necrose. Outros riscos associados são aumento do risco de trombose venosa, embolia e alterações no pulmão e coração que podem ser fatais. Recomenda-se que os fumantes fiquem longe do cigarro cerca de duas semanas antes e depois da cirurgia.

  • As próteses de silicone devem ser trocadas a cada dez anos

    Parcialmente verdade. As próteses fabricadas nas décadas de 80 e 90 costumam necessitar de troca a cada dez anos. Os fabricantes dos produtos atuais estipulam um prazo de aproximadamente 20 anos para realizar uma nova cirurgia e trocar a prótese, mas há fornecedores que dão garantia por tempo indeterminado. Recomendo que a paciente acompanhe a evolução com seu médico para avaliar a necessidade de troca.

  • Depois da lipo, a área aspirada não volta a ter o mesmo volume

    Mito. Se o paciente ganhar peso, vai engordar em outras regiões do corpo e o volume das áreas aspiradas também poderá retornar. Portanto, é importante entender que a lipoaspiração não emagrece para sempre ou substitui a dupla “alimentação saudável + exercícios físicos”, que devem continuar após a cirurgia.